segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ambientes planejados

         Atualmente fazemos  questão de viver em um ambiente  que nos identifiquem,  ofereça conforto, estilo e praticidade. Nossa vida, com toda a correria que a acompanha, exige isso.
         Uma das oportunidades de colocar tudo isso em prática é quando adquirimos um novo imóvel ou vamos reformar o que vivemos. Um novo ambiente nos oferece o contexto para possibilidades que podem renovar a vida e conferir a ela uma nova forma.  O planejamento de como usufruir deste espaço é fundamental. Recorrer ao trabalho de um profissional qualificado é o melhor investimento, pois o Arquiteto ou Design de Interiores vai planejar, levando em conta as necessidades do cliente e o espaço existente.
        Após levantar  informações, o profissional vai apresentar os Projetos levando em conta a personalização, exclusividade e o estilo das pessoas que vão interagir no local. É importante que se projete espaços que se beneficiam da utilização harmônica de produtos, cores e acessórios. Desta forma, uma composição de sucesso é desenvolvida, otimizando e até incentivando a realização das tarefas e a convivência.
           Hoje, você pode fazer o planejamento de toda a casa. Desde sala, passando pela cozinha, quartos, banheiros e  chegando à lavanderia. Cada ambiente possui funções distintas que devem ser levadas em conta: vamos começar pela sala.  Se temos espaço podemos ter salas com diferentes funções: estar para receber os amigos e  uma para assistirmos televisão. Quando isso não é possivel nossa sala adquire a função de representar as duas situações. Escolher móveis confortavéis e com tamanhos precisos é de suma importância. Geralmente a sala de jantar fica junto a de estar, e podemos conjugar as duas funções tomando o cuidado com as medidas do sofá e da mesa de jantar para não comprometermos a circulação.
Fotos do site: www.ikea.com/pt

          Em função da vida moderna,  nas cozinhas a palavra é funcionalidade. Os projetos buscam otimizar a utilização do espaço. As cozinhas são projetadas com linhas mais retas, de formas mais limpas, sem muita interferência visual. O local, a disposição e as condições de armazenamento dos alimentos e utensílios merecem atenção e são cuidadosamente analisados na hora de planejar uma cozinha. Quanto mais à mão estiverem, menor o tempo que a pessoa gastará percorrendo o ambiente. O objetivo é ter acesso rápido e fácil aos materiais necessários para a realização, por exemplo, de uma refeição. E elas podem estar conjugadas as salas de estar e jantar, criando um charmoso local de interação. 

Fotos de Projetos da Arqta. Alessandra Araújo     

Os quartos devem ser pensados de acordo com a idade, personalidade e uso dos membros da família. Aqui o sinônimo é conforto e aconchego. Armarios bem divididos e um toque de ousadia se faz necessário.
Fotos do site: www.ikea.com/pt

Os banheiros  atualmente são um dos locais que merecem maior atenção: a variedade de louças e torneiras a disposição garantem que eles se tornem um ponto de atração na residência. Revestimentos laváveis para a área de banho, bancadas para colocação de objetos para higiene e acessórios, além de uma iluminação eficiente se faz mister.
Fotos de Projetos da Arqta. Alessandra Araújo

           Na lavanderia, com móveis projetados de maneira inteligente, a rotina é facilitada e as tarefas também. Tábua de passar embutida, cabideiro para aparar roupas, tulhas aramadas e prateleiras de fácil acesso ajudam a tornar as tarefas bem mais eficientes.
Fotos do site: www.ikea.com/pt

Deixei para nosso próximo encontro as dicas para planejarmos o escritório seja ele em casa ou não. Todos os ambientes que vivemos merecem nosso cuidado. Cuidar do local onde habitamos e trabalhamos é cuidar de si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário